quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Paulo Leão Veloso – Algumas Considerações e breve histórico

Paulo Leão Veloso foi diplomata. Rodou o mundo, representando o Brasil. Serviu na Itália, na Suíça, na Dinamarca, na China e no Japão.Quando esteve na França, Leão Veloso teve contato com um prato típico da região do Mediterrâneo, a Bouillabaisse ! Sopa deliciosa feita pelos pescadores do Porto de Marselha, geralmente com peixes menos nobres, que não tinham muito valor comercial.
Voltando ao Brasil resolveu introduzir a receita por aqui e como devia ser muito modesto, a batizou com seu nome.
“Sopa Leão Veloso, coisa de gênio. É uma sopa maravilhosa. Levanta até defunto”, comenta sorrindo, Ramon Dominguez dono do restaurante, no Rio de Janeiro, onde a sopa tomou forma.
Com algumas mudanças na receita original, começou a desenvolver nova receita, utilizando a cabeça de Cherne e camarões, para obter o Caldo.
A maneira de preparo é quase idêntica a da Bouillabaisse, ficando de fora o açafrão...não se sabe por quais motivos. Presume-se que por economia !?!?!?
Aqui no Brasil é normalmente servida com peixes, camarões, mariscos, lula e polvo, entrando ainda cebola e alho-porró mas a receita varia de acordo com a disponibilidade de cada ingrediente, de acordo com o local onde ela está sendo elaborada. Por exemplo : - cheguei na Churrascaria do Victor, com vontade de comer uma Bouillabaisse !!! ou uma Leão Veloso !!!

Bouillabaisse ou Leão Veloso, feita na Churrascaria do Victor – receita na folha seguinte : -

Nenhum comentário: